Fiscais do Mapa iniciam inspeção em sete centrais de abastecimento

Ação visa verificar rastreabilidade dos alimentos comercializados nas principais centrais de abastecimento

02/09/2019 às 09:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) iniciam vistoria em sete centrais de abastecimento de hortigranjeiros nesta semana entre 2 (segunda-feira) a 5 (quinta-feira) de setembro, o objetivo é verificar o cumprimento da rastreabilidade dos produtos pelos agricultores. A ação ocorre em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ministério estabeleceu parceria com a vigilância sanitária, que atuará nos supermercados dos respectivos estados e municípios. Os fiscais observarão os dados das notas fiscais e rótulos das caixas das mercadorias, que precisam estar de acordo com a legislação, e devem ser mostrados pelos motoristas dos caminhões no portão de entrada das centrais.

Os produtos fiscalizados que terão de estar identificados são os cítricos, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate, pepino, cenoura, batata doce, beterraba, cebola, alho, couve, agrião, almeirão, brócolis, chicória, couve-flor, pimentão, abóbora e abobrinha, melão, morango, coco, goiaba, caqui, mamão, banana e manga.  

A próxima ação está prevista para acontecer nos próximos meses e será feita coleta de amostras dos produtos que não tiverem rastreabilidade, a fim de analisar resíduos de agrotóxicos. Se detectada irregularidade, os comerciantes serão responsabilizados. 

 

Fonte: Mapa

Foto: Ceasa SP


Últimas Notícias