Programa de apoio sustentável a produção de carne bovina é lançado no Pantanal

Intenção é auxiliar médio produtor para fortalecer cadeia produtiva sustentável

21/08/2019 às 13:54 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O BPA Nascentes do Pantanal no Mato Grosso do Sul tem como foco apoiar a cadeia de produção de carne bovina dos médio pecuaristas de forma sustentável com capacitações, troca de experiências, associativismo e uso de incentivos fiscais do Estado. O programa é promovido pela consultoria agropecuária Boviplan, WWF-Brasil e com apoio financeiro da União Europeia.

O evento de lançamento do programa acontecerá em 28 de agosto no Sindicato Rural de Campo Grande (MS), às 18h30. Na mesma noite, ocorrerá o seminário “Casos de Sucesso em Boas Práticas Agropecuárias", com palestras da Associação sul-matogrossense de Novilho Precoce, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

As ações do programa tem como foco o médio produtor de gado de corte e técnicos de fazendas nas cidades sul mato-grossenses de Rochedo, Corguinho e Rio Negro, localizadas em nascentes importantes de rios que deságuam no Pantanal do estado. “Entendemos que o grande pecuarista tem maior facilidade para investir na atividade, assim como o pequeno tem linhas específicas de financiamento e extensão rural pública. Já o médio pecuarista não possui o apoio adequado.”, explica o diretor da Boviplan Consultoria, Rodrigo Paniago.

O programa pretende ser um disseminador de práticas contidas em protocolos já consolidados no mercado brasileiro, conforme explica a analista de Conservação da WWF-Brasil, Flávia Szukala Araujo. O BPA Nascentes do Pantanal no Mato Grosso do Sul oferecerá diferentes tipos de capacitações aos participantes como palestras técnicas, seminários, cursos de gestão e pastagem, excursões técnicas, visitas a fazendas modelos e acompanhamento técnico por consultoria especializada. O programa inicia-se em agosto com encerramento em novembro de 2020.

 

Fonte: Assessoria


Últimas Notícias