Goiânia sediará Congresso Brasileiro de Algodão

Evento acontece nos dias 27 a 29 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia

20/08/2019 às 18:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com o tema “A cotonicultura como vitrine para a agricultura do amanhã”, o 12º Congresso Brasileiro do Algodão será realizado em Goiânia (GO), entre os dias 27 a 29 de agosto. Na programação estão palestras, workshops, salas temáticas e áreas de exposição, que estarão distribuídas no Centro de Convenções de Goiânia (CCGO), localizado na região central da cidade. 

Os workshops contemplarão temas como drones na agricultura, produtividade e mapeamento de plantas e soluções para os desafios diários da cotonicultura. Nas salas temáticas, será possível encontrar temas como "A fibra brasileira e os mercados compradores" e "Colheita e beneficiamento do algodão".

Considerado como o maior evento da cotonicultura brasileira, conta com dois mil inscritos para participar das discussões sobre pesquisas focadas em aumentar a sustentabilidade e destacar novas demandas de pesquisa em parceria com os principais atores desta cadeia produtiva. O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio da Embrapa e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, João Henrique Zonta afirma que o congresso é importante para conhecer as reais necessidades do produtor e direcionar o foco das pesquisas. “Na última edição, por exemplo, nós articulamos a formação de uma Rede de Pesquisa da Ramulária, uma união de esforços para potencializar o controle da principal doença da cultura no país. Essa doença provoca queda na produção e na qualidade da fibra, além do aumento do custo de produção”.

A sustentabilidade do sistema de produção é outro tema relevante para o atual contexto do agronegócio nacional. O pesquisador da Embrapa Algodão, Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira coordena pesquisas com sistemas conservacionistas de produção no cerrado brasileiro e afirma que uma das pesquisas que serão apresentadas pela equipe da Embrapa comprova o aumento do estoque de carbono no solo no cultivo do algodoeiro em sistema de plantio direto. “Além de aumentar a produtividade de algodão e de acumular mais carbono no solo, o sistema plantio direto confere maior resiliência produtiva e subsídios para expandir o comércio mundial para uma sociedade cada vez mais exigente em processos produtivos sustentáveis”.

Outros assuntos que serão discutidos é sobre a gestão da adubação com foco em sistemas e ambientes de produção para otimizar o uso de fertilizantes; manejo de plantas daninhas, nematoides, pragas e doenças; controle biológico; desempenho de cultivares de algodão; eficiência em pulverização; uso de drones na agricultura, problemas fitossanitários emergentes; e caminhos e soluções para o bicudo do algodoeiro.

Fonte: Embrapa


Últimas Notícias