Preços da carne suína na Bulgária podem aumentar até 50%

Após surto de peste suína, o país membro da UE pode perder até 100 mil cabeças de suínos

02/08/2019 às 18:29 atualizado por Renata Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após registro de surto de peste suína africana, os preços da carne suína na Bulgária podem subir até 50% este ano – atingindo um dos níveis mais altos de sua história. A informação foi divulgada hoje pelo portal global meat news. A Bulgária, membro da união europeia, pode perder até 100 mil cabeças de suínos, ou cerca de 20% de seu rebanho total, por causa da doença.

Nesta semana, as autoridades locais disseram que sacrificariam 17 mil porcos após detectar um surto de peste suína africana em uma fazenda situada no nordeste do país, a quarta propriedade industrial atingida pelo vírus.

A bulgária mobilizou forças militares e policiais para o combate da doença e a proteção da indústria local. A ministra da agricultura daquele país emitiu uma ordem para iniciar o abate voluntário de porcos em fazendas de origem familiar, não-industriais, consideradas áreas de maior risco de propagação da doença, devido à falta de medidas de biossegurança.

Essa decisão do governo búlgaro fez com que os preços domésticos da carne suína disparassem e levou os produtores de suínos a iniciar uma onda de protestos em todo o país.


Últimas Notícias