Bolsonaro assina contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul

Contrato vai trazer mais agilidade no escoamento da safra

31/07/2019 às 19:36 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação Mapa Alberto Ruy/MInfra

 

Uma boa notícia para o setor agrícola brasileiro, hoje em Goiás, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro assinou um contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP). A promessa são de custos menores para o frete de mercadorias no país, pois a ferrovia ainda é um dos principais canais de escoamento da produção agrícola. A previsão é de que as operações no tramo central iniciem até o final do ano.

O trecho concedido da ferrovia é divido em dois tramos, um total de 1.537 KM. O primeiro, central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), tem extensão de 855 KM. Já o tramo sul, do trecho Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com extensão de 682 km. A previsão é que este segundo entre em operação em 2021.

Em seu Instagram, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina comentou a assinatura. "A ferrovia traz de volta a esperança da logística que a agricultura espera há muito tempo. Sabemos que o produtor produz muito e produz muito bem. O grande gargalo sempre foi a logística, que representa muito no custo do produtor. Com a implantação da ferrovia, o custo deve diminuir. A medida traz brilho nos olhos dos produtores que tem esperança de colocar mais dinheiro no bolso. E, consequentemente, fazer a economia girar nos municípios."

A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul ocorreu no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no setor agroindustrial do município de Anápolis.


Informações: Mapa

 


Últimas Notícias