Carga de vinhos orgânicos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia chega ao Brasil

Produtos são produzidos por agricultores familiares chilenos

30/07/2019 às 11:46 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastimento (Mapa), o Brasil recebeu sua primeira carga de orgânicos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia importados do Chile. A ação faz parte do Memorando de Entendimento firmado entre Chile e Brasil no começo deste ano, o acordo permite o nivelamento dos requisitos de certificação de orgânicos entre os dois países.

O produto é produzido por uma cooperativa de agricultores familiares chilenos, chegou ao Brasil no início da semana pelo porto de Uruguaiana (RS) e foi liberada pela equipe de inspeção descentralizada da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Mapa

As importações e exportações de orgânicos estavam restritas aos produtos certificados por auditoria, antes do memorando. Conforme o acordo, os chilenos adotaram um sistema de garantia próximo ao do Brasil, nos quais grupos de produtores desenvolvem modelos de controle da qualidade com visitas e verificações nas áreas de produção.

Graças ao sistema de garantia, a responsabilidade da certificação é dividida entre os próprios produtores através de um Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (OPAC). O sistema participativo também permite a divisão dos gastos, reduzindo o custo de produção.

Fonte: MAPA


Últimas Notícias