Secretário pede apoio e suporte ao produtor rural de São Paulo

Junqueira escreve que em SP 350 mil propriedades rurais não estão mapeadas

30/07/2019 às 10:34 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, o secretário estadual da agricultura paulista propôs acesso do homem do campo a uma estrutura completa de eletricidade, conectividade, saneamento e segurança pública. No artigo, Gustavo Junqueira lembra que em São Paulo, “o estado mais rico de Federação”, 350 mil propriedades rurais não possuem endereço, e 200 mil quilômetros de estradas rurais não estão mapeadas.

Junqueira, que foi presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira), lembra, ainda que as cidades abrigam 96% da população paulista. Os demais 4%, que vivem no campo, segundo ele, não têm acesso às mesmas políticas públicas dedicadas à população urbana. “Apesar disso, é imperioso lembrarmos que os 4% … são os responsáveis pela produção de alimentos e boa parte do desenvolvimento socioeconômico nas cidades do interior”, escreveu. Para ele, “os olhares dos governantes e da sociedade costumam ir até o fim do asfalto”, e que “a área rural precisa ser notada no estado”.

No texto, Gustavo Junqueira explica que o governo do estado trabalha para a criação de um comitê gestor, liderado pela Secretaria Estadual de Agricultura, para alinhar ações de órgãos públicos estaduais voltadas para a execução de projetos em benefício do meio rural paulista. Em suma, o estado pretende, segundo Junqueira, criar um plano de governo específico de apoio e suporte aos produtores do campo.

Junqueira argumenta que São Paulo tem “competência para abrigar um dos principais e mais competitivos ecossistemas agro do mundo”.

Legenda: Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira (Divulgação Sec. Agricultura e Abastecimento/SP)


Últimas Notícias