Fiscalização apreende 178 quilos de produtos no aeroporto de Guarulhos

Trabalho foi realizado pelo cão de detecção Thor e três técnicos de fiscalização federal agropecuária

29/07/2019 às 11:49 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A fiscalização federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o cão de detecção Thor realizaram apreensão de 178 quilos de produtos de ingresso proibido, no aeroporto de Guarulhos (SP), entre os dias 17 e 19 de julho. Ao todos 4.015 passageiros de 15 voos dos Estados Unidos, Europa, China, Canadá, Emirados Árabes, África do Sul, Turquia, Peru e Chile tiveram suas bagagens inspecionadas.

Serão realizadas mensalmente até o final do ano ações nos aeroportos e portos brasileiros, com o objetivo de evitar o ingresso da peste suína africana. O cão Thor deve participar das inspeções. A operação teve apoio logístico da Polícia Federal e da Receita.

As operações objetivam o fortalecimento e otimização do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) com utilização de inspeção não invasiva de cargas e passageiros (abertura generalizada de bagagens e revista de passageiros com a separação apenas das bagagens suspeitas indicadas pelo cão), visando a elevação da eficácia, rapidez e segurança da fiscalização. A operação conta com apoio da Polícia Federal e da Receita Federal.

Somente da China foram apreendidos 131,57 kg em Guarulhos entre eles vegetais, sementes, pescados, carnes, embutidos e produtos apícolas. Outros 47,14 kg de produtos apreendidos vieram de outros países.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Últimas Notícias