Decreto vai aumentar assistência a pequenos produtores sobre uso de defensivos

Intenção é aumentar os cuidados para prevenir a saúde dos trabalhadores e família

25/07/2019 às 16:32 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou ontem (24), em entrevista a rádio CBN, que nos próximos dias um decreto será editado para aumentar a assistência dada a pequenos produtores para que tenham mais conhecimento ao aplicar os defensivos agrícolas nas lavouras. A intenção é proporcionar mais cuidados a saúde pessoal e da família, no uso desses defensivos.
Outro ponto defendido por Tereza Cristina é a desinformação sobre os defensivos agrícolas no país. Ela contestou também a informação divulgada na terça-feira de que o projeto de lei sobre defensivos agrícolas, em tramitação na Câmara dos Deputados, tira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o papel de fiscalizar e autorizar os agrotóxicos que serão comercializados no Brasil, deixando a tarefa a cargo exclusivamente do Ministério da Agricultura. Na realidade, o processo envolveria os três órgãos, simultaneamente, e não um de cada vez, como é feito hoje.
Tereza Cristina disse também que, a partir de 2017, o uso de defensivos no Brasil não aumentou, mesmo com o crescimento do número de produtos aprovados para uso comercial, a maior parte deles genéricos. “Não é verdade que o Brasil usa mais agrotóxicos do que o resto do mundo. Existe muita manipulação de dados, isso é uma maneira de aterrorizar a sociedade inconsequentemente. O consumidor, que não conhece, acaba achando que está consumindo produtos inadequados. É terrorismo o que estão fazendo com a sociedade internamente, e isso é muito ruim”, disse Tereza Cristina.


Últimas Notícias