Relatório da USDA estima crescimento do Brasil em 2019

Expectativa está baseada na satisfação dos investidores com a eleição do atual governo

23/07/2019 às 16:28 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:

Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que o Brasil vá se recuperar da crise econômica e que o cenário atual aponta para o crescimento da economia do país em 2019.

Segundo o documento, “as recessões econômicas e políticas minaram o consumo e os investimentos nos últimos anos, uma vez que o Brasil enfrentou uma de suas piores crises econômicas de todos os tempos. Em 2018, o segundo ano pós-recessão, uma greve de caminhoneiros e um ambiente político pouco claro estabelecido por uma campanha presidencial polarizada, trouxeram mais volatilidade ao cenário. Tudo isso levou a um crescimento econômico anêmico de apenas 1,1% em 2018, para R$ 6,6 trilhões (US$ 1,8 trilhão)”. 

A explicação para a retomada do crescimento da economia está na satisfação dos investidores com a eleição do atual governo.

“Sob o governo Bolsonaro, o relacionamento entre os EUA e o Brasil se fortaleceu, com o governo brasileiro demonstrando maior interesse em alinhar as políticas externas às de outros países desenvolvidos, particularmente os Estados Unidos. Em geral, Bolsonaro se posicionou contra os acordos multilaterais, defendendo, em vez disso, acordos bilaterais nos quais os países podem estabelecer compromissos comerciais individuais”, conclui o relatório. 

Analistas financeiros, no entanto, são mais pragmásticos e estimam que a recuperação é possível, mas aliada à uma grande reforma estrutural, incluindo reformas previdenciárias e trabalhistas.


Últimas Notícias