Bela Alvorada oferta em agosto touros superiores e matrizes precoces

Leilões serão transmitidos pelo Canal do Boi

17/07/2019 às 11:12 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Canal do Boi   transmite, em agosto, dois leilões de reprodutores e matrizes Nelore da fazenda Bela Alvorada, uma das representantes da Nelore Zan. A marca faz referência ao empresário e selecionador Arnaldo Zancaner, um dos precursores dos programas de melhoramento e avaliação genética no gado Zebu no Brasil.

O plantel da Bela Alvorada–Nelore Zan é conduzido por Flávio Aranha e Adriana Zancaner Aranha. É reconhecido pelo trabalho no melhoramento genético na raça Nelore e pelo número de reprodutores em centrais de inseminação.

No dia 10, oferta de touros, às 14h, direto da sede da fazenda em Guararapes(SP). No dia 12, oferta de matrizes, às 20h30, na modalidade virtual. Ambos organizados pela Central Leilões, que tem escritório e estúdio de transmissão em Araçatuba(SP).

O leilão de Touros vai ofertar 180 reprodutores, com média TOP 3% para MGTe, todos com a identificação de Idade à Puberdade (IP), indicando a idade na produção de sêmen, além da avaliação genética em três programas de melhoramento.

Por definição da Associanão Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), coordenadora do programa Nelore, o MGTe (Mérito Genético Total Econômico) é o índice que mede o potencial de retorno financeiro de um touro. É obtido, segundo a associação, com “as informações de indicadores econômicos e produtivos para compor as estimativas de custos, receitas e lucros de uma propriedade de pecuária de corte comercial de ciclo completo (cria, recria e engorda), localizada no Brasil Central e, desta forma, avaliar a importância econômica de cada uma das características através de seus valores econômicos”.

Em resumo, o MGTe apresenta a variação do lucro da propriedade, ao usar um reprodutor.

Flávio Aranha destaca que os reprodutores têm genética avançada “devido à seleção voltada para desempenho há mais de 55 anos, além de avaliação genética dos Programas de Melhoramento da ANCP, do Geneplus e do PMGZ”.

O pecuarista lembra que o leilão dará oportunidade de os criadores adquirirem “o melhor da nossa safra de touros em primeira mão, levando para seus planteis animais superiores, filhos de touros provados, que passaram por diversos filtros até chegarem à venda em nosso leilão”.

Segundo Aranha, um dos destaques do leilão será a oferta do Novo da Bela, touro número 1 na avaliação intrarrebanho de sua geração, e TOP 0,5% para MGTe genômico.

Matrizes

No leilão do dia 12, haverá oferta de 80 novilhas precoces e 80 matrizes PO de genética aprovada para desempenho a campo.

O objetivo do leilãom segundo Flávio Aranha é “apresentar ao mercado vacas e novilhas de ótima avaliação genética, que levam em seu ventre prenhezes de seus principais reprodutores provados”.

”Nos acasalamentos das Novilhas Precoces e Matrizes PO levamos em conta as DEPs de Peso ao Nascer, Habilidade Materna, Crescimento e Fertilidade para otimizar  as prenhezes e fazer com que nosso cliente obtenha produtos de genética avançada”, revela Aranha.

No leilão, o investidor terá acesso à genética de consagrados pais da seleção da Bela Alvorada, como Lúdico, Legal, Pisco, Fraque, Pinheiro e Novo da Bela.


Últimas Notícias