Agronegócio

Brasil e Paraguai fecham acordos em encontro de ministros

Secretário da Pesca do Mapa disse que Paraguai deve mudar legislação que permitirá produção de tilápia no Lago de Itaipu

10/07/2019 - 10:51 | Por Douglas Ferreira - SBA

Ontem, terça-feira (9) Brasil e Paraguai firmaram um acordo de entendimento sobre pautas na área sanitária animal e vegetal. O assunto foi tratado em encontro da ministra Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),Tereza Cristina com o ministro da Agricultura paraguaio, Denis Lichi, em Assunção.

Foram pautados vazio sanitário, uso de defensivos agrícolas, época de plantio de soja e a construção de um banco de vacinas público de aftosa entre os dois países, e a cada três ou quatro meses haverá uma reunião conjunta entre os dois países para avançar as discussões.

De acordo com secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, os acordos reforçam o controle nas fronteiras e dão maior credibilidade e segurança aos pecuaristas em relação aos seus rebanhos para elas. Ele observou que o tratado traz benefícios aos produtores, melhorando o controle das doenças animais e as pragas vegetais.

Quanto o arroz, a ministra apresentou a organização de um acordo entre o setor privado dos dois países sobre os períodos de exportação de arroz. Segundo ela, a entrada do produto no Paraguai no Brasil não envolve problema de volume. O secretário da Pesca do Mapa, Jorge Seif, comentou que o Paraguai deve mudar a legislação que permitirá a produção de tilápia no Lago de Itaipu. A expectativa é produzir 400 mil toneladas, sendo que 50% ficarão com produtores paraguaios e 50% para os brasileiros.

Foto: Divulgação MAPA

Fonte: Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Compartilhar

Últimas Notícias