Irrigação 4.0 alia tecnologia e baixo custo em único sistema

Agricultor não tem muito trabalho e garante ótimos ganho

05/07/2019 às 13:55 atualizado por Davi Nunes - SBA | Siga-nos no Google News
:

Você já ouviu falar em um sistema de irrigação que você pode controlar através da internet? Essa é a irrigação 4.0. Ela acontece através dos veículos que são capazes de levar a água ao campo de forma precisa, no qual é feito um monitorento dos cultivos já irrigados por meio de dados disponibilizados via satélite. Perante isso, o agricultor pode tomar qualquer decisão em tempo real a respeito de sua propriedade, independente da sua localização.

O processo

“O foco sempre será a planta, pois o produto sai dela. Então é feito um monitoramento sem nenhum dispositvo, não existe a necessidade de colocar sensores ou uma estação metereológica porque tudo é feito por satélites com imagens multiespectrais, e algumas delas, dão informações específicas como temperatura infravermelha capaz de sentir a necessidade da planta em água”, disse Guilherme Souza, gerente da Rivulis, explicando o processo passo a passo durante entrevista ao Canal do Boi.

O sistema foi desenvolvido em Israel, um dos países pioneiros no estudo da irrigação. Segundo o gerente, é uma tecnologia que tira o homem daquela escravidão de estar sempre ali, de corpo, observando cada detalhe de sua lavoura. Logo, a informação vai até o agricultor, e não ao contrário.

Guilherme afirma que serve para quem tem ou não, e que não é limitado apenas á irrigação localizada. “Eu tenho clientes que contrataram esse modelo para o monitoramento de nematóides (vermes microscópios). Existe uma área irrigada, assim como uma de sequeiro, aonde ele consegue identificar a necessidade da planta, e muito rapidamente, ele gerar uma ação de combate”.

A tecnologia é viável e de baixo custo, o que gera pouco trabalho e ótimos ganhos pois a margem de erro é pequena, segundo o gerente.

 


Últimas Notícias