Entidades de produtores de Uberaba manifestam revolta contra violência rural e urbana

​​​​​​​Manifesto é assinado após assalto e troca de tiros na madrugada desta quinta(27)

27/06/2019 às 17:06 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e entidades de classe de produtores rurais na região de Uberaba(MG) divulgaram abaixo-assinado em que manifestam “revolta e indignação" com a violência que marcou a madrugada desta quinta-feira (27) no município.

Um grupo de bandidos fortemente armados com fuzil, metralhadoras, pistolas e uma metralhadora calibre .50 – aquela que derruba aviões – invadiu agências bancárias em uma das principais avenidas de Uberaba, a Leopoldino de Oliveira, por volta das 4h, no Centro da cidade. Cerca de 25 homens que participaram da ação efetuaram disparos em prédios residenciais e públicos. Um forte tiroteio com a polícia durou cerca de uma hora.

Os criminosos deixaram pessoas feridas, uma delas, jovem, com gravidade, e fizeram reféns na cidade e em uma fazenda às margens da rodovia BR 262, entre Uberaba e Araxá. Após horas de negociação, dez integrantes da quadrilha se entregaram. Os reféns foram liberados.

Foi a segunda vez que a população e autoridades policiais de Uberaba viveram momentos de pânico como o da madrugada desta quinta-feira. Em novembro de 2017, criminosos invadiram e sitiaram a cidade durante assalto à empresa de transporte de valores Rodoban.

Segue a íntegra da nota assinada pela ABCZ, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.

NOTA OFICIAL

As entidades representativas do agronegócio em nossa região, que abaixo assinam este documento, vêm à público manifestar revolta e indignação com a violência que marcou a madrugada desta quarta-feira (27) em Uberaba (MG). A sequência de atos criminosos fez vítimas na área central da cidade e também na área rural, aumentando a sensação de insegurança dentro das fazendas, onde temos constantemente assistido todo nosso esforço a favor do país ser limitado pelo medo.

Aproveitamos para manifestar, mais uma vez, nosso respeito ao trabalho das Polícias Civil e Militar que atuam em Uberaba, bem como do Corpo de Bombeiros, que prontamente atenderam a ocorrência, apresentando respostas efetivas à população horas após do ocorrido. Nossa admiração pela coragem e esforço dos policiais no desempenho de suas funções, que enfrentaram a situação em nossa defesa.

Esperamos que haja cada vez mais esforços por parte do poder público, em especial do Governo do Estado de Minas Gerais, em termos de investimentos em aparatos, estrutura, treinamento e equipe para atuação em nossa região. Aguardamos medidas urgentes e efetivas. Que o rigor nas leis e na aplicação delas seja constante. Mãos de ferro para defender nossa população do bem e inocente. É inaceitável continuarmos reféns da violência, enquanto trabalhamos pelo crescimento do nosso Brasil.

Legenda foto: Polícia cerca caminhão onde bandidos mantinham reféns no município de Uberaba

 


Últimas Notícias