Hoje, quarta-feira (26) e amanhã, quinta-feira (27) em Lodrina, Paraná, ocorre a 37º Reunião de Pesquisa de Soja, na oportunidade a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança uma Tecnologia Block, uma linha de cultivares de soja que auxilia o sojicultor no manejo integrado de um dos seus principais inimigos, o complexo de percevejos.
O líder do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa e pesquisador, Calor Arrabal é responsável pelo desenvolvimento de genótipos resistentes a insetos diz que a Tecnologia Block amplia a proteção da lavoura ao ataque dessa praga que suga as vagens e os grãos de soja.
Segundo o pesquisador, o uso de cultivares tolerantes aos percevejos permite melhor convivência com os insetos no campo, sendo uma ferramenta importante no Manejo Integrado de Pragas. A primeira cultivar de soja que detém a tecnologia é a BRS 1003IPRO, desenvolvida pelo setor Soja da estatal com parceria da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. Ela é uma cultivar de soja do grupo de maturidade 6.3 (macrorregiões 1 e 2) e 7.0 (macrorregião 3), indicada para o estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Foto: Jovenil Silva (Divulgação Embrapa)
Fonte: Embrapa