Disparidade de preços entre traseiro e dianteiro bovino deve diminuir, diz Cepea

Diferença entre os valores do traseiro e do dianteiro é de 3,07 Reais/kg

30/05/2019 às 13:07 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

 Conforme pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), tendo como base a série de preços da carne negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo entre 2015 a 2019, nota-se que os valores do traseiro apontaram baixa no primeiro semestre, mas se recuperam no segundo. Já no caso do dianteiro a movimentação é contrária, com aumento nos preços na primeira metade do ano e recuos na segunda metade.

Pesquisadores do Cepea indicam que esse movimento evidencia disparidade entre os preços do traseiro e do dianteiro, que tende a ser ampla entre final e início de cada ano e estreita entre o encerramento do primeiro semestre e começo do segundo.

De acordo com dados do indicador, a diferença entre os valores do traseiro e do dianteiro, que era de 6,32 Reais/kg no começo de 2019, foi para 3,07 Reais/kg nesta semana. Nos primeiros dias de janeiro de 2018, a desigualdade entre o traseiro e o dianteiro era de 6 Reais/kg e, no início do segundo semestre daquele ano, teve baixa de 2,7 Reais/kg. Em 2017 nesse mesmo período de comparação, a diferença saiu de 5,5 Reais/kg para 2,94 Reais/kg, e, em 2016, de 4,30 Reais/kg para 1,74 Real/kg.

Segundo pesquisadores do Cepea, nas próximas semanas a desigualdade entre os valores do traseiro e do dianteiro tende a diminuir mais, com desvalorização para o primeiro e valorização para o segundo.

 

 

 

 

Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)  


Últimas Notícias