A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou convênio com o Chile para o comércio bilateral de produtos orgânicos. O convênio foi celebrado na segunda-feira (27), durante a abertura da 15º Semana dos Produtos Orgânicos. O embaixador chileno, Fernando Schmidt Ariztía, participou do evento e disse que o Brasil tem agora 17 milhões de novos consumidores de orgânicos. “É o produto do futuro”, ressaltou.
A ministra informou que vai ampliar a compra de orgânicos para serem utilizados na merenda escolar.
Nesta terça e quarta-feira (28 e 29), Tereza Cristina participa da 37ª Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santiago.
O CAS é um fórum de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos ministros de agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Os objetivos são definir prioridades da agenda agropecuária, adotar posições sobre temas de interesse regional e articular a adoção das ações acordadas
Entre os assuntos que serão discutidos no encontro do Chile estão as barreiras à livre circulação de mercadorias à nível inter-regional, e a cooperação técnica entre o CAS e organismos internacionais. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Ribeiro, e o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, acompanham a comitiva brasileira.
Com informações do MAPA