Lista de 30 frigoríficos habilitados para exportar para a China é enviada pelo Mapa

Anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina em entrevista à imprensa de balanço da missão a Ásia

24/05/2019 às 11:29 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Guilherme Montimon/Mapa

Durante o balanço de missão para a Àsia, a ministra Tereza Cristina falou nesta quinta que uma lista com os nomes de 30 frigoríficos aptos a exportar para a China foi encaminhada.


A lista foi um dos acordos firmados com a Aduana, durante a viagem ao continente asiático. As empresas foram escolhidas na quarta, durante reunião da equipe técnica do Ministério da Agricultura e representantes de associações de exportadores de carnes.


Segundo a ministra, ficou acertada a indicação de 20 plantas para o governo chinês, mas devido a oferta, 30 foram enviadas. Seis desses frigoríficos já foram vistoriados e aprovados pelos chineses, mas ainda não habilitados. Fazem parte da lista plantas exportadoras das carnes bovinas, suínas, aves e asininos. Atualmente, 16 exportadores de carne bovina estão habilitados pela China, nove de carne suína e mais de 35 de aves.


Ainda não há data para a China informar quais e quantos frigoríficos serão os novos habilitados, segundo a ministra, mas se espera que em 30 dias alguma resposta seja dada ao governo brasileiro.


Tereza Cristina destacou que a viagem serviu para abertura de um canal de conversação permanente com os chineses sobre a habilitação de frigoríficos. “Um país importante comercialmente para o Brasil como a China, não podemos ir lá a cada dois meses, mas temos que ter um canal aberto de conversa, fazer o estreitamento dessa relação”, disse.

Informações: Mapa


Últimas Notícias