Confirmada 2º edição do prêmio BNDES

Objetivo do evento é valorizar experiências em sistemas agrícolas tradicionais

21/05/2019 às 09:34 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Kátia Marsicano

Na próxima quinta-feira, 23 de maio será lançado a segunda edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs). O projeto tem o objetivo de divulgar e reconhecer boas práticas de conservação e salvaguarda de bens culturais imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade. O evento faz parte da programação da 8ª edição do Green Rio, realizado até o dia 25, na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ).  

No episódio também será apresentado o terceiro volume da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais – Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acerca das quinze experiências premiadas na primeira edição do prêmio e outras iniciativas em SATs no Brasil

O Prêmio BNDES é organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Embrapa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). As inscrições ficarão abertas de 10 de junho a 31 de outubro.

Ao todo serão premiadas até dez experiências tidas como boas práticas de SATs já realizadas ou com etapas já concluídas, tendo como base a data de publicação do edital.  Os três primeiros colocados receberão o valor de R$ 70 mil, e os demais o valor de R$ 50 mil. Ações que foram premiadas na primeira edição do Prêmio BNDES não poderão participar da seleção.

O que são SATS?

É um sistema definido pelo edital como um conjunto de elementos desde os saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas e artefatos e outras manifestações associadas, formando sistemas culturais que envolvem espaços, práticas alimentares e agroecossistemas manejados por agricultores familiares pertencentes a povos e comunidades tradicionais.

Como me candidatar?

Através de formulário de inscrição, contendo  anexos e demais documentos, que deverão ser encaminhados todos juntos em um único envelope para o Comitê Gestor no endereço do BNDES, mediante protocolo. Há ainda a opção de enviar a documentação exigida via Sedex nos Correios com Aviso de Recebimento (AR). A comprovação da data será o carimbo da agência de correios.

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias