Embrapa apresenta variedades de maracujá ornamental

Diferencial dessas cultivares é que elas são completamente adaptadas ao clima brasileiro, divergente de outras disponíveis no mercado

20/05/2019 às 11:58 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Juliana Miura (BRS Rubiflora)

Na última quinta-feira (16) o setor Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou na AgroBrasília 2019 cinco cultivares de maracujá com fio ornamental. São as BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora, com flores de coloração vermelho intenso, a BRS Rosea Púrpura, com flores cor-de-rosa, e BRS Céu do Cerrado, com tom azulado. Essas são inéditas no mercado brasileiro.

Segundo a Embrapa, a diferença dessas cultivares é que elas são completamente adaptadas ao clima brasileiro, divergente de outras disponíveis no mercado.

A pesquisa começou com a coleta de amostras na Amazônia, no Cerrado e em áreas de transição com a Caatinga. Após isso foi feito um trabalho de melhoramento genético. O resultado obtido foram flores com combinações de cores diferentes, com florescimento durante vários meses e resistentes às pragas e doenças mais corriqueiras no país. As plantas são recomendadas para plantio em vasos jardins, cercas, pérgulas e muros.

Para manter a identidade da flor a propagação dos maracujazeiros ornamentais é feita por estaca ou muda. De acordo com pesquisadores da Embrapa, somente três mudas são capazes de preencher um muro de uma casa e elas florescem dentro de 40 dias.

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias