Foto: Divulgação/MAPA.
Nesta sexta-feira (17), a União Vietnamita das Organizações de Amizade (Vufo) organizou evento para comemorar os 30 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã. Estiveram presentes a ministra do Mapa, Tereza Cristina e a delegação brasileira em missão na Ásia.
Vuong Dinh Hue, Vice-primeiro-ministro do Vietnã, disse que o país está “aberto a todas as economias do mundo” e sinalizou que o governo vietnamita tem interesse em comprar milho, soja e algodão do Brasil. Para nivelar esse acordo, afirma que espera exportar camarão e peixes para o Brasil.
Segundo representante da Vufo, Nguyen Van lang, empresários vietnamitas e produtores brasileiros já firmaram parcerias nesse sentido. A missão liderada por Tereza Cristina abre a oportunidade para ampliar o diálogo e destacou que o Brasil é referência no desenvolvimento de tecnologia para o setor agropecuário.
Além dos produtos mencionados no diálogo, a ministra do Mapa Tereza Cristina afirmou que o Brasil tem interesse na cooperação no setor de café e no aumento das exportações de carne, pois, o Vietnã é um dos grandes produtores de café do mundo.
Para Fernando Apparicio da Silva, embaixador do Brasil no Vietnã, o mercado vietnamita hoje está preparado para absorver mais produtos brasileiros, abrindo uma ótima oportunidade para o agronegócio brasileiro expandir a sua participação no Vietnã.