Comitê técnico define primeiras áreas que passam a adotar sistema de autocontrole no país

Os setores são: alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas

09/05/2019 às 12:29 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação MAPA

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o Comitê Técnico de Programas de Autocontrole estabeleceu as quatro primeiras áreas que deverão exercer o sistema de autocontrole: alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas. Neste o fabricante fica responsável pela qualidade do produto e o Estado fiscaliza.

As quatro áreas irão operar com um subcomitê específico, estabelecido por integrantes do MAPA e por representantes de cada setor.  Estes subcomitês devem ser situados até o dia 15 de junho e até 60 dias depois reuniões deverão ser feitas para avaliar o Comitê Técnico para apontar os progressos das áreas.

José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária do MAPA diz que a escolha das primeiras áreas foi feita com base na maturidade e disposição dos setores que já manifestaram interesse em avançar em um primeiro momento. Ele reitera que o sistema trará benefícios para a sociedade como um todo.

Hoje a fiscalização do ministério segue o fluxo produtivo até o final, com o autocontrole, a tarefa passa a ser distribuída com o setor privado.

 

Fonte: MAPA


Últimas Notícias