Ministra Tereza Cristina promoverá agronegócio brasileiro no Japão, China, Vietnã e Indonésia

Viagem da comitiva brasileira terá início na segunda-feira e vai durar 16 dias

03/05/2019 às 12:20 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começa na segunda-feira (6) a viagem da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ao continente asiático. A viagem da delegação brasileira  terá 16 dias e passará por quatro países – Japão, China, Vietnã e Indonésia.

Em todos os países, estão agendadas reuniões e encontros com autoridades governamentais, empresários e acadêmicos com o objetivo de promover os produtos agropecuários e aumentar a participação brasileira nesses mercados.

A comitiva será composta por 98 pessoas, incluindo equipe do ministério, parlamentares, empresários e representantes de associações setoriais. 

A primeira parada é em Tóquio, no Japão. No dia 9, a ministra vai se reunir com representantes da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren) para discutir investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento de grãos. No mesmo dia, terá encontros com os ministros da Agricultura, Floresta e Pesca e da Saúde.

Na sexta-feira (10), a participará de evento de promoção de cafés especiais nacionais na UCC Coffee Academy, escola de barismo reconhecida em Tóquio. Cerca de 100 convidados terão a oportunidade de experimentar várias amostras, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Em Niigata, na costa japonesa, a ministra participará, no sábado (10), do encontro com seus pares do G20, que antecede a reunião entre os chefes de Estado do grupo que ocorrerá em 28 e 29 de junho, em Osaka. O tema da reunião ministerial é “O Desenvolvimento no Setor de Agricultura e Alimentos – Novos Desafios e Boas Práticas”.

Tereza Cristina apresentará práticas sustentáveis adotadas pelos produtores brasileiros, principalmente os projetos que fazem parte da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Na China, a missão brasileira irá também divulgar na segunda-feira (13) cafés especiais – premiados internacionalmente em 2018 e exemplares vindos do Paraná - em uma cafeteria local. O mercado chinês de café é um dos que mais cresce no mundo. A ministra ainda terá encontros com investidores no mesmo dia.

No dia seguinte (14), irá visitar a Sial China, considerada a maior feira de alimentação e agricultura da Ásia.  Tereza Cristina vai inaugurar o pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O pavilhão reúne 50 empresas. A ministra e a comitiva deverão almoçar comida preparada com produtos brasileiros.

Na quarta-feira (15), a delegação irá ao Huawei Exibition Hall, na capital Pequim, onde serão apresentados projetos que usam alta tecnologia para aumentar a eficiência, produtividade e reduzir desperdício na agricultura e pecuária.

A ministra e a comitiva debaterão parcerias de cooperação com universidades chinesas.

No Vietnã e Indonésia, a ministra terá reuniões com autoridades vietnamitas, em Hanói, e indonésias, em Jacarta, entre os dias 17 e 20 de maio. A comitiva retorna ao Brasil na terça-feira (21).

Com informações do Mapa


Últimas Notícias