Raça Punganur recebe registro da ABCZ na Expozebu

Animais vieram na última importação da Índia

01/05/2019 às 17:32 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Jorge Zaidan 

A ABCZ realiza nesta quinta-feira, às 8h, no parque de exposições "Fernando Costa", o registro e a marcação dos primeiros exemplares de uma raça zebuína pouco conhecida dos brasileiros, a Punganur. A marcação integra a programação da Expozebu 85 anos, que segue até o final de semana em Uberaba(MG). 

A marcação será feita às 8h, no Recinto de Avaliação Ernani Torres Cordeiro, no Parque Fernando Costa. Segundo a ABCZ, o procedimento de registro seguirá as regras já estabelecidas e, por isso, neste primeiro momento os animais serão registrados como PA (puro em avaliação), ou seja, um grupo genético em verificação até a formação de um efetivo considerável.

Foto: Jorge Zaidan 

Em 1962, o Punganur veio da Índia, como parte da última leva de importações de gado vivo permitida. De porte mediano, a raça tem aptidão para a produção de carne. Os rebanhos do Punganur estão concentrados em fazendas do Pará. O registro da raça, com objetivo de preservação, foi aprovado durante reunião do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, e autorizado oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Jorge Zaidan 

 


Últimas Notícias