Vacinação contra febre aftosa será retirada antes do previsto no Paraná

Segundo Mapa medida irá ocorrer após etapa de maio

30/04/2019 às 09:48 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

Na última semana em Curitiba, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a antecipação da retirada da vacina de febre aftosa no estado do Paraná durante encontro com os integrantes do Bloco V (RS, SC, PR, MS e MT) do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) e representantes do setor privado.

Segundo o diretor de Saúde Animal e Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes, em decorrência dos resultados, os estados que compõe o Bloco demonstraram concordar quanto a decisão no estado do Paraná de antecipar a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A descontinuação está prevista para ocorrer após a finalização da etapa de maio de 2019. As normativas relacionadas a vacina serão publicadas pelo Mapa em 30 de setembro.  Após esse, o orgão poderá solicitar o status livre de febre aftosa sem vacinação para o Paraná junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O único estado livre da vacina é Santa Catarina.

Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul irão continuar com ações do Plano Estratégico do PNEFA, que visa a suspensão da vacinação. Segundo o calendário programado para o Bloco, há previsão de retirada em 2021.  

A ministra do Mapa, Tereza Cristina deu início à campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2019 no último sábado, em Uberaba (MG) na abertura da 85ª Expozebu.

 

Fonte: MAPA


Últimas Notícias