Agricultura

Colheita da banana é retomada em São Paulo e Santa Catarina

Segundo Cepea, haverá maior disponibilidade de banana nanica

30/04/2019 - 08:54 | Por Douglas Ferreira - SBA
Foto: Divulgação 

 

Conforme pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Hortifruti/Cepea), os produtores das principais regiões produtoras de banana nanica elevaram a colheita nesta semana entre os dias 22 a 26 de abril, sendo que o maior acréscimo pôde ser observado no Vale do Ribeira (SP). Desta maneira, as cotações da nanica apontaram baixa no mercado: a fruta foi comercializada em média de R$ 1,23 kg na praça paulista, recuo 14% frente à semana anterior.

De acordo com Cepea, a qualidade da variedade vendida, também melhorou no período mostrando boas características, como casca lisa e clara, cenário contrário ao constatado nas semanas anteriores, quando a colheita precoce fora do padrão ideal de maturação prejudicou o produto em âmbito nacional.

Para maio em decorrência das menores temperaturas, complicações podem surgir e danificar  à aparência da banana, em especial da produzida em São Paulo e Santa Catarina visto que o chilling (escurecimento da casca), normalmente acontece por intensa exposição a temperaturas menores do que 12°C.

Compartilhar

Últimas Notícias