Concorrência e desaceleração do ritmo movimenta exportações da soja brasileira

Mesmo assim, a exportação continua firme

16/04/2019 às 20:05 atualizado por Davi Nunes - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

As exportações de soja do Brasil perderam um pouco o ritmo registrado na primeira semana do mês, mas ainda continuam fortes na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do governo brasileiro.

No acumulado até a segunda semana de abril, os embarques totais do país atingiram cerca de 5 milhões de toneladaas, com uma média diária de 504 mil toneladas. Na primeira semana, os embarques haviam superado 600 mil toneladas ao dia, em média.

Em todo mês de março, as exportações do Brasil, maior exportador global de soja, somaram pouco mais de 9 milhões de toneladas (478 mil toneladas/dia), enquanto em abril do ano passado tinham atingido 10,2 milhões de toneladas (488 mil toneladas/dia).

A exportação de soja do Brasil tem chance de fechar o mês no menor nível em quatro anos para abril, com o país colhendo uma safra abaixo do que colhia e sofrendo concorrência maior dos Estados Unidos e da Argentina.

Os meses de abril e maio são geralmente aqueles com as maiores exportações, uma vez que o Brasil está finalizando a colheita de sua safra.

 

 


Últimas Notícias