Entidades discutem ações para enfrentar Peste Suína Africana

Apenas na China, 30% dos suínos devem ser afetados pela doença

16/04/2019 às 18:02 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

 

O Diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcos de Moraes se reuniu, nesta terça-feira (16) com representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em reunião conjunta das Câmaras de Sanidade e de Genética Avícola, realizada na sede da entidade, em São Paulo (SP).

O encontro contou com a presença do presidente da ABPA, Francisco Turra e do diretor técnico, Rui Eduardo Saldanha Vargas, além de membros da diretoria de empresas associadas. Na oportunidade, foram debatidas e traçadas estratégias conjuntas entre a ABPA e o Ministério, para a prevenção à Peste Suína Africana (PSA).

Na reunião, foram estabelecidos alinhamentos que preveem a realização de treinamentos em conjunto com membros da iniciativa privada e do setor público, a criação de um grupo de trabalho de avaliação de riscos de PSA, entre outras ações. 

As iniciativas para erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) de estados brasileiros, que não estão na área livre da enfermidade pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), também estiveram em pauta.

Apenas na China, que detém metade do rebanho mundial de carne suína, até 30% da produção deve ser afetada em virtude dos casos de Peste Suína Africana, conforme projeções do Rabobank.

Comentando o resultado da reunião, o presidente da ABPA informou que “houve avanço em pontos importantes para harmonizar entendimentos na estratégia de prevenção à Peste Suína Africana para que o País fortaleça ainda mais a posição como porto seguro para o fornecimento de carne suína”.

Recentemente, a ABPA criou o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA), que contará com a participação de representações regionais do setor produtivo e órgãos de pesquisa atuantes na suinocultura nacional.

O grupo avaliará estratégias adotadas internamente e analisará erros e acertos cometidos por países que enfrentaram o problema, sob a perspectiva de atuação do setor privado. 

Com informações ABPA


Últimas Notícias