A cada ano novos registros de espécies de carrapatos são divulgados ao redor do planeta. Atualmente são 920 espécies descritas no mundo. A COIMMA, tem uma ferramenta que é eficaz no controle de carrapatos, de acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Renato Andreotti, existem dois grupos de carrapaticidas, os sistêmicos que podem ser aplicados por meio de via injetável intramuscular e por pulverização.
A pesquisa tem demonstrado que as vezes no laboratório as bases químicas funcionam bem, porém no campo pelo método de aplicação, o resultado não é positivo.

Pensando na dificuldade, a COIMMA coloca à disposição no mercado, uma Ducha veterinária que tem como objetivo o tratamento sanitário do rebanho bovino.
A COIMMA é parceria da Embrapa, a ferramenta tem uma eficiência grande. Por meio de uma bomba é feita uma pressão, os bicos distribuem o produto uniformemente dentro de um túnel , o animal no corredor tem 100% da sua superfície molhada pelo produto, o que significa que o produto vai entrar em contato com o carrapato que está na pele do animal.
A Embrapa recomenda a utilização da Ducha, pela eficiência e economia. O controle do carrapato não se dá apenas em um único tratamento, mais sim no controle estratégico, que significa controlar a população no pasto. A final 95% da população de carrapato está na pastagem.