Estados Unidos irá mandar equipe de inspeção ao Brasil para autorizar importação de carne in natura

Equipe de inspeção dos EUA virá ao Brasil para autorizar importação de carne in natura

19/03/2019 às 21:10 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Reuters

A reunião entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump já trouxe bons resultados para o Brasil. O governo americano divulgou um comunicado informando que concordou em dar novos passos no sentido de liberar a compra de carne in natura exportada. Uma visita técnica do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos será realizada para auditar o sistema de inspeção de carne bovina do Brasil, assim que o governo brasileiro tiver fornecido a documentação de segurança alimentar.

Outra pauta da reunião foi firmada entre os governantes para estimular as suas equipes a negociar um Acordo de Reconhecimento Mútuo em relação aos seus programas de comércio confiável (Trusted Trader), visando a redução dos custos de exportação para empresas americanas e brasileiras.
Jair Bolsonaro anunciou também que o Brasil vai criar uma cota tarifárica permitindo a importação de 750 mil toneladas anuais de trigo com tarifa zero.

Em suas redes sociais, o secretário de agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, se mostrou positivo em relação a reunião que teve com a ministra da agricultura brasileira, Tereza Cristina, em Washington ontem. Entre os assuntos, a forte relação entre os países na produção de grãos e proteína animal, e a necessidade de parceiras em apoio as biotecnologias agrícolas e comércio seguro.

O Brasil vai notificar à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a criação da cota, com a qual já tinha se comprometido desde o fim da Rodada Uruguai, da OMC, na década de 1990, sem que a medida tenha sido implementada.

 


Últimas Notícias