No estado do Mato Grosso do Sul houve um aumento de 11% da área plantada com eucalipto no período de dois anos. O cultivo superou 1,1 milhão de hectares motivado pela demanda internacional. O total registrado em 2017 foi 998 mil hectares conforme os dados divulgados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga - MS).
De acordo com o sistema de informações, a área de plantio do eucalipto ano passado era de 1,09 milhão de hectares. O estado sul-mato-grossense tem se otimizado no segmento produtivo, tornando a segunda maior área do Brasil. Este setor ainda apresenta aumento nas exportações de produtos florestais registrando crescimento de 52% no último ano.
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), destacou que em 2018 as vendas externas totalizaram cerca de 4 milhões de toneladas, em 2017 havia registrado 2,6 milhões de toneladas. As receitas também tiveram aumento, 78%, com um salto de US$ 1 bilhão para 1,9 bilhão. O principal destinatário dos produtos florestais do estado é a China.
Foto: Divulgação
Siga
O Siga – MS é um sistema de informações da Aprosoja – MS em parceria com o Sistema Famasul destinado ao monitoraramento de lavouras desde 2009.
O Eucalipto
A partir da árvore pode ser produzido celulose, extair óleos essenciais que podem ser utilizador na fabricação de produtores alimentícios, perfumes, remédios, ripas, tábuas, entre outros.