Snaplage é uma alternativa diferenciada para colheita e alimentação de gado

Usado como alternativa de colheita que produz silagem de milho com mais fibras digestíveis

06/03/2019 às 15:39 atualizado por Leonardo Gorisch - SBA | Siga-nos no Google News
:

Você sabe o que é Snaplage?

Esse termo está surgindo no Brasil e ainda não tem nome em português ou uma tradução específica, mas, ela é uma forma diferente de colher a planta de milho, ou melhor, parte dela. Esse processamento é diferenciado.

Foto: Divulgação

Tem sido usado como alternativa de colheita que produz silagem de milho com mais fibras digestíveis e maior concentração de amido do que a silagem de planta inteira, convencional. Com a evolução das tecnologias de colheita, novas opções para utilização de milho estão surgindo no mercado e é preciso conhecê-las para decidir qual trará melhores resultados.  A snaplage é colhida com uma colheitadeira equipada com uma plataforma de moagem.
A capacidade de colher a planta fracionada, faz a produção de outros produtos a partir da planta de milho como: earlage, a própria snaplage, toplage e stalklage.


A espiga deve ser cortada com um comprimento curto de corte e, então, processada com um processador de sabugo anexado à máquina. Os produtores são atraídos ao snaplage porque esse pode ser colhido mais cedo e com maiores rendimentos de grãos do que grãos secos.
A snaplage pode ser difícil de ensilar porque é colhida com um alto teor de matéria seca e porque o amido é uma fonte menor de substrato de fermentação em comparação com a fibra, porém, foram elencados 5 benefícios do Snaplage. E entenda porque sua utilização está aumentando entre produtores:

1. É uma fonte de amido digestível de alta qualidade, mais digestível do que a silagem de grão úmido.

2. Seu teor de FDN - por volta de 22%- pode atender integralmente as exigências de fibras de algumas categorias, como no caso da engorda de bovinos em confinamento. Desta forma, ele dispensaria a inclusão de outras fontes de fibras na dieta, reduzindo os custos da dieta.

3. Nutricionalmente, pode atuar como volumoso e concentrado na composição da dieta.

4. Experimentos indicam que o Snaplage pode aumentar a eficiência alimentar de vacas leiteiras, à medida que reduzem o consumo sem afetar os índices produtivos.

5. Pode representar uma forma mais eficiente de exploração de sistemas de produção, permitindo maior estoque de animais por área.


Últimas Notícias