A partir desta quarta-feira (9/7), estão abertas as inscrições para mulheres interessadas em participar como mentoradas da 5ª edição do Programa Elas Exportam. Resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa foi a vencedora do Prêmio de Igualdade de Gênero no Comércio, na categoria Mulheres Empreendedoras, da Organização Mundial do Comércio (OMC), na edição 2025.
Lançado em 2023, o programa busca ampliar a participação de empresas lideradas por mulheres na área de comércio exterior. Oferecido de forma gratuita, o Elas Exportam mantém seu formato semestral, com ciclos de mentorias, oficinas e seminários para capacitar mulheres a empreenderem neste setor.
O período de inscrições é de 9 de julho a 10 de agosto e serão selecionadas 50 duplas de mentoras e mentoradas. As atividades dessa edição vão até novembro.
Vale lembrar que as inscrições para o Banco de Mentoras permanecem abertas até o final de 2025. No entanto, somente as candidatas que se inscreverem até 10 de agosto poderão ser consideradas para participar dessa 5ªedição do programa.
Acesse o edital e as inscrições:
Mentoradas: Edital e inscrições
Mentoras: Edital e inscrições
Multissetorial
Somente na quarta edição, finalizada em junho, 50 mulheres passaram pelas atividades de capacitação. O programa manteve sua abordagem multissetorial, reunindo empreendedoras de áreas como moda, alimentos e bebidas, agronegócios, higiene pessoal e cosméticos.
As atividades incluíram mentorias individuais, sessões coletivas e oficinas sobre temas como inteligência de mercado para internacionalização, estratégias e oportunidades no e-commerce global, panorama do comércio internacional, propriedade intelectual, empoderamento financeiro e ferramentas da neurociência para uma comunicação de impacto.