O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e pediu um corte imediato nos juros, dizendo que "A HORA para o corte É AGORA!". Em publicação na Truth Social nesta terça-feira, 8, Trump ironizou Powell ao dizer que ele "vem choramingando como um bebê" sobre uma inflação "inexistente" e afirmou: "Alguém deveria mostrar este novo estudo ao 'Jerome Atrasado Demais'".
O estudo citado e publicado por Trump foi feito pelo Conselho de Assessores Econômicos (CEA, na sigla em inglês), ligado à Casa Branca e liderado por Stephen Miran, a quem o presidente chamou de "muito respeitado". Segundo Trump, o documento mostra que "as tarifas não tiveram IMPACTO ALGUM sobre a inflação". Ao contrário, ele afirma que "os preços de importação estão na verdade CAINDO, exatamente como eu sempre disse que aconteceriam".
Trump rebateu críticas sobre sua política comercial e exaltou os efeitos das tarifas sobre a economia americana. "As tarifas estão fazendo nosso país ter um 'BOOM'. Muitas novas fábricas, empregos e TRILHÕES DE DÓLARES em investimentos estão chegando aos EUA", escreveu. Ele ainda aproveitou para atacar a imprensa e especialistas que apontaram riscos inflacionários em sua política: "A Fake News e os chamados 'especialistas' erraram de novo."