
O presidente da Fiems, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, esteve reunido nesta quarta-feira (11/06) com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, para debater o programa de Inclusão Produtiva - Ascende Brasil, que busca enfrentar a escassez de mão de obra qualificada nas indústrias e, ao mesmo tempo, promover a inserção produtiva de beneficiários de programas sociais.
Durante o encontro, Longen propôs uma ação integrada para ser lançada em Mato Grosso do Sul no final de agosto e recebeu uma sinalização positiva do Governo Federal. “Fomos muito bem recebidos pelo ministro Wellington Dias. Passamos cerca de duas horas discutindo nosso projeto, e saio daqui muito satisfeito com a parceria firmada. Estamos organizando uma grande ação em agosto para levar oportunidades à população beneficiária dos programas sociais, com foco na qualificação e inserção no mercado formal”, afirmou.
O presidente da Fiems ainda colocou à disposição do Governo Federal a estrutura do Senai em Mato Grosso do Sul para atender à demanda crescente da indústria por profissionais qualificados. “Entendo que é um projeto ousado, mas, em parceria com o Ministério, eu tenho certeza de que vamos atingir o objetivo de que os beneficiários sejam encaminhados para o mercado de trabalho”, completou.
O programa Inclusão Produtiva - Ascende Brasil propõe um conjunto de estratégias para suprir a falta de mão de obra nas indústrias, com foco na formalização e na qualificação profissional. Uma das principais propostas é permitir que usuários de benefícios sociais ingressem no mercado formal ao mesmo tempo em que continuam recebendo o apoio do Estado.
O ministro Wellington Dias destacou a importância do engajamento do setor produtivo e elogiou o desempenho de Mato Grosso do Sul, que hoje vive uma situação próxima do pleno emprego. “O Estado é um caso de sucesso no crescimento de vários setores, o que nos traz o desafio de preencher as vagas que estão abertas. Queremos garantir que beneficiários do Bolsa Família tenham acesso à qualificação e à carteira assinada, sem medo de perder o benefício. Só sai do Bolsa Família quem sair da situação de pobreza. Vamos trabalhar juntos, governo, municípios e setor empresarial. Teremos bons resultados”, finalizou.