Ferrogrão pode reduzir custo de transporte de grãos de Sinop/MT para Miritituba/PA em 50%

06/03/2017 às 17:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta terça-feira o Governo Federal anuncia a data em que será leiloada a concessão da Ferrogrão, uma ferrovia de 1.142 km que paralela à BR-163, no trecho entre Sinop, na região produtora de grãos do Mato Grosso, e o porto fluvial de Miritituba no Pará.

Apesar de parecer, para quem viu a crise do atoleiro nas últimas semanas, uma tentativa de desviar atenção do foco para a falta de condições da rodovia e também com o descaso do Governo Federal com a situação, o projeto já tem três anos e foi desenvolvimento pela iniciativa privada///

“É a solução definitiva”, disse o presidente da estruturadora Estação da Luz Participações (EDLP), Guilherme Quintella. Ele foi responsável pelos estudos técnicos para a construção da linha férrea que servirão de base para a elaboração do edital do leilão. “A Ferrogrão consolida, de forma definitiva, a competitividade da produção do Mato Grosso”, disse o consultor.

A ferrovia está na carteira do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), mas é uma iniciativa das próprias tradings. Elas elaboraram o projeto e o apresentaram ao governo em 2014, informando estarem dispostas a investir em sua construção. São sócias nesse projeto: Amaggi, ADM, Bunge, Cargill, Dreyfus e a EDLP. A estimativa é que a linha custará R$ 12,6 bilhões.

 


Últimas Notícias