São Paulo reforça vigilância e segue livre de Influenza Aviária em plantéis comerciais

Boletim epidemiológico traz histórico da doença no estado, com dados atualizados sobre focos, notificações e ações de controle desde 2023

26/05/2025 às 12:47 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo divulgou um boletim epidemiológico atualizando a situação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no estado até 19 de maio de 2025. O documento detalha a atuação do serviço veterinário oficial desde o primeiro caso da doença no Brasil, registrado em 2023, e reforça que São Paulo segue livre da doença em plantéis avícolas comerciais.

Apesar da circulação do vírus no país, os dados mostram controle eficaz por parte do Estado. Desde o início dos registros, todos os casos confirmados foram em aves silvestres. Em 2023, São Paulo registrou 53 focos. Já em 2024, houve apenas um foco e, em 2025, nenhuma ocorrência foi registrada até o momento.

O boletim também apresenta números das ações de vigilância realizadas. Em 2024, foram 110 notificações, 2.084 atividades de vigilância ativa e 288 coletas laboratoriais — todas negativas. Em 2025, até maio, houve 37 notificações, 1.227 ações de vigilância e 95 coletas, também com resultados negativos para IAAP.

Segundo a médica-veterinária e epidemiologista Izabelle Mariane Cordeiro, os dados demonstram uma tendência positiva. “Os dados apresentados demonstram que, apesar da circulação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no Brasil desde 2023, o Estado de São Paulo tem conseguido manter um controle eficaz da situação, especialmente no que diz respeito à proteção do setor produtivo avícola. A redução no número de focos confirmados ao longo dos anos sugere uma tendência positiva. Portanto, o Estado de São Paulo permanece livre da influenza aviária em plantéis avícolas comerciais", afirmou.

O boletim será atualizado conforme alterações na situação epidemiológica. Além disso, a Defesa Agropecuária mantém um painel interativo com informações atualizadas diariamente, disponível para consulta pública.

O objetivo das autoridades é manter a vigilância rigorosa e proteger a avicultura paulista, um dos setores mais relevantes da agropecuária estadual.

Informações: Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP


Últimas Notícias