Agricultores familiares de Santa Catarina garantem mercado para mais de 300 toneladas de alimentos com apoio da Conab

Iniciativa fortalece a agricultura familiar e assegura a distribuição de alimentos para programas sociais no estado

21/05/2025 às 09:56 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir desta quarta-feira (21), agricultores familiares de Santa Catarina iniciaram a entrega de 309,8 toneladas de alimentos para instituições da rede socioassistencial. A ação visa atender pessoas em situação de insegurança alimentar e é realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), sob uma forma cooperativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A primeira entrega ocorrerá em Blumenau, que receberá aproximadamente 113,43 mil quilos de frutas, verduras e legumes, incluindo kiwi, chuchu e couve-flor. A aquisição dos alimentos foi financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), totalizando cerca de R$ 1,5 milhão.

Os recursos destinados à compra beneficiarão 100 agricultores familiares dos municípios de Rio Negrinho, Irineópolis, Gorupá e Monte Castelo. Além de fornecer os alimentos, esses agricultores também serão responsáveis ​​pela distribuição dos produtos.

A doação de alimentos atenderá cerca de 34.963 pessoas em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Blumenau, São Bento do Sul, Xaxim, Rio Negrinho, Chapecó, Major Vieira, Irineópolis, Joinville e Mafra. Essa iniciativa busca mitigar os efeitos da insegurança alimentar na região.

O PAA na modalidade CDS tem como objetivo apoiar agricultores familiares por meio de cooperativas e associações, promovendo a aquisição de sua produção. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional.

Informações: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 


Últimas Notícias