Fávaro se encontra com líderes do setor produtivo em Pequim para fortalecer parcerias comerciais

Ministro busca estreitar laços econômicos entre Brasil e China, visando novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento bilateral

12/05/2025 às 11:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na manhã desta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu em Pequim com representantes de 13 entidades do agronegócio brasileiro. O encontro, que contou com a presença do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, faz parte de uma missão oficial ao país asiático.

O objetivo da reunião foi fortalecer o diálogo com o setor produtivo, identificar oportunidades de negócios e alinhar estratégias para aumentar a presença dos produtos brasileiros no mercado chinês. Fávaro destacou a importância dos empresários para estreitar as relações comerciais entre Brasil e China.

“Esta é a maior missão governamental que realizamos na China, e vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro”, afirmou Fávaro. “Vamos fazer com que Brasil e China, com respeito mútuo, fortaleçam suas relações comerciais, para o benefício do povo chinês e, principalmente, para que o povo brasileiro possa aproveitar essas oportunidades”, afirmou o ministro.

O embaixador Marcos Galvão ressaltou o crescimento das exportações brasileiras para a China nos últimos dois anos, com um aumento de 22% no ano passado. Ele enfatizou que o Brasil se torna um parceiro comercial estratégico para os chineses.

Participaram do encontro representantes de diversas associações do agronegócio, incluindo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), Associação Nacional de Sucos Cítricos (CitrusBR), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), CropLife Brasil, Instituto Brasileiro do Feijão (IBRAFE) e Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A delegação brasileira também incluiu membros do Ministério da Agricultura e Pecuária, como o chefe de gabinete do ministro, Wilson Taques, e outros especialistas em negociações e biossegurança, reforçando a importância da missão para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

Informações: Ministerio da Agricultura e Pecuária (Mapa)


Últimas Notícias