Semana começa com baixas temperaturas no Sul do país

Não há risco de geada nas principais áreas produtoras

12/05/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (12), uma frente fria já avança até a altura da Bahia, ajudando a organizar as instabilidades sobre o Espírito Santo e a faixa leste da Bahia. No Centro-Sul do país, a atuação de uma massa de ar frio de origem polar garante tempo firme em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A exceção fica por conta da faixa leste, entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, onde a infiltração marítima ainda favorece a ocorrência de chuva fraca e passageira.

Na faixa norte do país, destaque para chuvas fortes, especialmente sobre Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, onde há risco de temporais isolados. O norte do Maranhão também pode ser afetado. Essas instabilidades estão associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

As temperaturas seguem mais baixas nos três estados da Região Sul, além da faixa leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apesar do frio, não há risco de geada nas principais áreas produtoras.

Entre o final da primeira quinzena de maio e o início da segunda, a tendência é de pouca chuva sobre a maior parte do Brasil. A precipitação será fraca e isolada nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também no Matopiba, colaborando com as atividades de colheita, como a do arroz e da soja no Rio Grande do Sul e do café no Paraná.

Já na faixa norte, a chuva vai ganhar força nesse período, especialmente entre Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, com volumes que podem ultrapassar os 80 milímetros no noroeste do Pará e em Roraima.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias