Nesta quinta-feira (8), o destaque é a chuva que começa a ganhar força no Rio Grande do Sul. O dia será marcado por muita nebulosidade e chuva forte a qualquer momento. Não se descartam temporais acompanhados por rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que pode paralisar os trabalhos no campo. Os volumes de chuva tendem a ser mais expressivos, especialmente no oeste e em parte da Campanha Gaúcha.
Na costa leste do Nordeste, permanece o alerta para chuva de moderada a forte intensidade, sobretudo entre a Bahia e Alagoas. Já na costa norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a ocorrência de temporais localizados entre o Amapá, norte do Pará e do Amazonas.
No interior do Brasil, o bloqueio atmosférico segue atuando, garantindo tempo firme e temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar deve ficar em níveis críticos, inferiores a 30%, desde o centro e norte do Mato Grosso do Sul, grande parte de São Paulo, metade oeste de Minas Gerais, Goiás, sul e leste do Tocantins e metade oeste da Bahia.
Esse tempo seco e as altas temperaturas devem manter a restrição hídrica nas lavouras de milho safrinha da Bahia e do Piauí. Por outro lado, em Goiás e no Mato Grosso, o tempo mais aberto deve favorecer o avanço da colheita do arroz.
Fonte: Climatempo