Nesta segunda-feira (5), o tempo segue com sol e temperaturas elevadas no Centro-Sul do país. Esse cenário favorece os tratos culturais, a colheita do arroz e do feijão, além da finalização da primeira safra do milho.
Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, contribuindo para a elevação das temperaturas, especialmente durante a tarde. Quanto à chuva, ela se concentra no sul gaúcho, já que essa frente fria não terá força para avançar pelo país e será desviada para alto-mar.
Há possibilidade de chuva isolada no interior do Paraná, e estão previstas pancadas com trovoadas na faixa oeste do Mato Grosso do Sul, com intensidade que pode chegar a moderada, devido à atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
No Nordeste, principalmente no leste da Bahia e em Sergipe, a chuva continua intensa e persistente, mantendo alto risco para transtornos.
Do norte do Maranhão até Roraima, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável, com nuvens carregadas e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Atenção também para o Centro-Oeste do Amazonas e o Acre, onde a chuva deve ser forte.
Na fronteira agrícola do Matopiba, a chuva será muito irregular no Tocantins, e o sol predomina no Piauí, mantendo as lavouras em situação de restrição hídrica.
Fonte: Climatempo