Após dias de chuva mais intensa, o tempo firme volta a predominar no Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (1º), favorecendo os trabalhos em campo em importantes áreas produtoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A massa de ar polar ainda influencia o Sul e parte do Sudeste, garantindo amanhecer gelado e temperaturas baixas nos três estados do Sul e também na faixa leste do Sudeste. Pode gear em pontos isolados do alto da Serra Gaúcha e Catarinense.
No período da tarde, a umidade do ar entra em estado de atenção no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, na faixa oeste do Mato Grosso do Sul e também no norte de São Paulo.
Enquanto isso, a frente fria segue atuando em alto-mar, na altura da Bahia, favorecendo o tempo mais fechado e com chuva a qualquer hora na faixa leste do estado. Nessa região, há chance de chuva forte e acumulados expressivos, o que aumenta o risco de transtornos.
No oeste baiano, o alerta é para temporais. Já no centro-norte de Goiás e do Mato Grosso, a chuva ocorre de forma mais irregular.
No Centro-Norte do país, há previsão de chuva forte em Rondônia, no oeste do Acre e no Amazonas. Maranhão, centro e norte do Pará, além do Amapá, seguem sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que favorece a ocorrência de chuvas mais intensas. Também não se descarta a possibilidade de temporais mais localizados, inclusive em áreas do estado de Roraima.
Fonte: Climatempo