Servidores da Supervisão Regional de Pelotas da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram de um treinamento prático focado na localização e revisão de refúgios do morcego hematófago (Desmodus rotundus), conhecido por ser transmissor da raiva herbívora. A capacitação foi conduzida pelo fiscal estadual agropecuário Francisco José Coelho e pelo técnico agrícola Lutero Pureza, ambos integrantes do Programa Nacional de Controle da Raiva Herbívora (PNCRH-RS).
O treinamento envolve 22 servidores, incluindo médicos veterinários e técnicos agrícolas, que atuam em 20 municípios da região Sul do Estado, onde estão registrados cerca de 300 refúgios do morcego hematófago. O supervisor Regional de Pelotas, Liége Furtado de Araújo, destacou a importância da capacitação para melhorar as atividades de vigilância e combate à raiva em herbívoros, diante do aumento no número de focos da doença no Rio Grande do Sul.
Nos últimos dois anos, o estado registrou mais de 150 focos de raiva herbívora, tornando a identificação de refúgios e o controle do transmissor de morcegos essencial para a proteção dos rebanhos e da população. A atualização e vigilância constante sobre a situação dos refúgios são fundamentais para o planejamento e execução eficaz das ações de controle populacional dos morcegos.
Informações: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação RS