As exportações de frutas brasileiras atingiram um novo recorde no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 28% em volume em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 286 mil toneladas. Em termos de receita, os valores superaram 272 milhões de dólares (FOB), representando um crescimento de 7%. Esses números são os mais altos desde o início da série histórica do Comex Stat, em 1997.
Os principais responsáveis por esse desempenho foram as exportações de melões e melancias, que cresceram 25% e 60%, respectivamente. Além disso, as frutas cítricas, como limões e limas, também se destacaram, com embarques 20% superiores em relação ao ano passado. Juntas, mangas, bananas e mamões contribuíram com quase 25% do volume total exportado.
Embora ainda seja cedo para prever um novo recorde nas exportações brasileiras para 2025, a tendência é de que o setor apresente resultados bastante positivos nos meses seguintes.. Espera-se um aumento no volume exportado de frutas do Nordeste, especialmente mangas e uvas, no segundo semestre, o que pode fortalecer ainda mais o cenário positivo para o setor.
Informações: Hfbrasil.org.br e Comex Stat