Média dos preços pagos no Brasil pelo produto do leite sobe no 1º bimestre

Movimento altista no campo deve perder força em março

24/04/2025 às 11:16 atualizado por Laura Diaz - SBA | Siga-nos no Google News
:

A maior disputa entre indústrias de laticínios pela aquisição de leite cru impulsionou os valores pagos pela matéria-prima no primeiro bimestre de 2025. Segundo o dado mais recente do Cepea, o preço médio do leite captado em fevereiro foi de R$ 2,7734/litro (“Média Brasil”), aumentos de 3,3% em relação a janeiro e de 18,1% na comparação com fevereiro/24 (deflacionamento pelo IPCA de fevereiro). Para março, a expectativa é que as cotações continuem em alta, embora em menor intensidade, refletindo uma desaceleração no ritmo de valorização.

Baixa demanda e preços mais altos travam vendas dos lácteos

Apesar do aumento no custo do leite cru, a demanda enfraquecida na ponta final da cadeia segurou o movimento de valorização dos lácteos em março. Com isso, embora os preços tenham oscilado fortemente ao longo do mês, na média, a variação foi pequena.

Exportações crescem pelo terceiro mês seguido; importações recuam

De fevereiro para março, as exportações brasileiras de lácteos cresceram expressivos 28,09%, acumulando três meses seguidos de alta. Já em relação ao mesmo período do ano passado (março/24), houve uma redução de 47,52% nos embarques. As importações, por sua vez, caíram 14,8% no comparativo mensal, mas subiram 2,8% no anual.

Nutrição do rebanho eleva custos de produção da pecuária leiteira em março

Os custos de produção da pecuária leiteira apresentaram em março o terceiro mês consecutivo de alta. Cálculos do Cepea mostram que o Custo Operacional Efetivo (COE) avançou 0,79% em relação a fevereiro/25, considerando-se a “média Brasil” (BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS). A alta nos custos de produção está atrelada principalmente à valorização de insumos voltados à nutrição do rebanho.

Fonte: Cepea


Últimas Notícias