Nesta quarta-feira (23), a área de alta pressão que se formou, associada à massa de ar frio, já começa a perder força sobre o Brasil. Ainda assim, ela deve favorecer um amanhecer com temperaturas mais baixas na Região Sul e na faixa leste de São Paulo, mas sem risco de formação de geada.
Outro destaque é o retorno do tempo firme no Centro-Sul do país, o que favorece as atividades no campo, como a finalização da colheita da primeira safra e o manejo do gado. Atenção para o oeste gaúcho: a umidade do ar deve cair no período da tarde, ficando abaixo dos 30%, valor considerado inadequado para a saúde humana e animal.
Ao final do dia, novas áreas de instabilidade começam a avançar do interior do continente, provocando pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina — com possibilidade de temporal no oeste sul-mato-grossense. Já no Mato Grosso, oeste de Goiás, Rondônia e Amazonas, há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, especialmente durante a tarde.
Também deve chover forte no Pará, Maranhão e no norte do Piauí e do Ceará. No Tocantins e no oeste da Bahia, pancadas de chuva com potencial para forte intensidade, sem descartar temporais localizados. Atenção redobrada para o Recôncavo Baiano, onde há risco elevado de temporais e chuva volumosa, com potencial para transtornos.
Fonte: Climatempo
Foto: Inmet