Embrapa oferece capacitação especializada para o cultivo de cogumelos

Iniciativa visa aprimorar técnicas e expandir o conhecimento sobre a produção sustentável de cogumelos, impulsionando a agricultura no Brasil

02/04/2025 às 12:12 atualizado por Allana Ferrsouza - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) realizará de 7 a 11 de julho, o 54° Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais. Com carga horária de 40 horas, a capacitação ocorrerá na sede da unidade, em Brasília, e abordará a técnica "JunCao", além de outros métodos de cultivo e gestão da produção.

O curso combina teoria e prática, abrangendo produção de sementes (spawn), preparação de substratos, cultivo, colheita e pós-colheita. Os participantes também farão visitas a produtores. As aulas serão ministradas por especialistas com experiência nacional e internacional, incluindo pesquisadores, consultores e empresários do setor.

O investimento é de R$ 3 mil, com parcelamento para inscrições antecipadas. O valor inclui almoço na Embrapa durante os cinco dias de curso. As vagas são limitadas a 52, e as inscrições podem ser feitas até 28 de junho, mediante envio do formulário preenchido e do comprovante de pagamento para os e-mails indicados no edital.

A demanda pelo curso tem crescido devido ao aumento do interesse pelo cultivo de cogumelos no Brasil. Desde a década de 1990, a Embrapa investe em pesquisas e treinamentos na área, recebendo solicitações frequentes de pequenos agricultores e novos empreendedores, incluindo estrangeiros.

Nos últimos 20 anos, mais de 2.500 pessoas participaram dos cursos presenciais oferecidos pela instituição. A atual capacitação busca atender essa demanda com um programa que abrange todas as etapas da produção, incluindo conceitos sobre cultivo em substratos fermentados e pasteurizados.

A gestão financeira das inscrições será feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG), garantindo a manutenção e atualização do curso. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Informações: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
 


Últimas Notícias