A partir de hoje (1º de abril) até 30 de junho, produtores rurais gaúchos devem realizar a Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2025. A obrigação sanitária é destinada a todos os proprietários de animais, que precisam preencher formulários específicos conforme o tipo de espécie criada, como bovinos, suínos, equinos, aves, peixes, abelhas, entre outros.
A declaração exige informações sobre o produtor e as características gerais da propriedade, além de dados detalhados sobre cada espécie criada no local. O cumprimento dessa obrigação contribui para o aprimoramento das bases de dados da Defesa Sanitária Animal, permitindo uma visão mais precisa do cenário produtivo e sanitário do estado.
De acordo com Paulo André Santos Coelho de Souza, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura (Seapi), a expectativa é que cerca de 361 mil declarações sejam entregues neste ano. Ele ressalta que, além de ser uma exigência legal, a declaração ajuda no monitoramento da saúde animal no estado.
A Declaração pode ser feita de forma simples e prática, diretamente pelo portal Produtor Online, por meio de formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.
Para mais informações,os produtores podem acessar o site oficial da Secretaria da Agricultura: www.agricultura.rs.gov.br/declaracao .
Informações: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação RS