O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem impulsionado a produção de banana no Brasil por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), beneficiando principalmente pequenos produtores, responsáveis por 98% das unidades atendidas.
A banana é a fruta mais consumida no país, com uma média de 25 kg por pessoa ao ano. Para atender a essa demanda, o Senar oferece suporte técnico, aumentando a produtividade e a renda dos produtores.
Entre 2018 e 2024, a ATeG contribuiu para a produção de 217,5 mil toneladas de banana de qualidade superior. O programa também ajudou a aumentar a renda de 2.551 famílias produtoras, com uma produtividade média de 15,85 toneladas por hectare, superando a média nacional. Além disso, os custos de produção caíram em 0,89%, tornando a atividade mais competitiva e sustentável.
O bananicultor Gleder Luiz Teixeira, de Tangará da Serra (MT), é um exemplo do impacto da ATeG. Desde que iniciou a assistência técnica em 2020. “A assistência do Senar fez toda a diferença. Quando comecei, tinha três a quatro mil covas de banana. Com o suporte técnico, expandi para oito mil, dobrando a área e quadruplicando a produção. As recomendações sobre manejo, administração, adubação e controle de pragas foram fundamentais”, destaca o produtor.
O coordenador técnico da ATeG, Adriano Araújo Pontes, destaca que o programa oferece acompanhamento mensal por 24 meses, com foco na melhoria dos processos produtivos e no desenvolvimento social das famílias rurais, garantindo mais sustentabilidade à produção.
Informações: Agro em Campo